E-SOCIAL
O eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é um projeto do Governo Federal, que unificou o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, integrando as três esferas do Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal e Previdência Social).
No sistema estará centralizada a entrega de todas as declarações, resumos para recolhimento de tributos oriundos da relação trabalhista e previdenciária, bem como informações relevantes acerca do contrato de trabalho, além de inserir informações referentes à saúde e segurança do trabalhador.
O que muda com o eSocial?
Além das informações às quais os profissionais de RH das empresas já tem familiaridade, alguns outros conceitos deverão ser introduzidos na rotina diária destes profissionais, que antes ficavam centralizadas apenas nas áreas de Segurança e Medicina do Trabalho, se existentes na empresa, como descritos abaixo:
Exposição a fatores de riscos e medidas de controle : passa a ser obrigatório o registro das condições de trabalho do empregado, indicando a prestação de serviços em condições insalubres e/ou perigosas, além da descrição da exposição a fatores de riscos e respectivas medidas de controle.
Mas onde buscar essas informações? Embora obrigatório pelo Ministério do Trabalho, através da Norma Regulamentadora de n° 01, nem todas as empresas mantém atualizado o PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos, onde as informações dos riscos envolvidos na atividade do funcionário e as medidas de controle estão lançadas. Para todas as empresas, hoje se faz obrigatória a elaboração do LTCAT – Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Traballho.
Faz-se ainda necessário que, empresas cujos funcionários exerçam atividades insalubres ou perigosas, mantenham em arquivo o Laudo de Insalubridade ou Periculosidade, emitido por Engenheiro de Segurança do trabalho, registrando os riscos e percentuais a serem pagos aos trabalhadores.
ASO – Atestado de Saúde Ocupacional / PCMSO: Todo empregado deve submeter-se aos exames médicos ocupacionais, sendo estes obrigatórios na admissão, na demissão e periodicamente no curso do vínculo empregatício.
A admissão e demissão do funcionário somente conseguirá ser registrada no sistema com o lançamento dos dados do ASO do funcionário.
Os exames periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de riscos ocupacionais e de monitoração pontual deverão ser cadastrados pontualmente, quando da sua realização, havendo um layout do sistema especifico para estes eventos.
Além dessas informações, passa a ser obrigatório o lançamento do responsável pela monitoração Biológica da empresa – Médico Coordenador do PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
Desta forma, todas as empresas deverão se regularizar no tocante a documentação exigida pelo MTE em Medicina e Segurança do Trabalho.
O Grupo Atlas Medicina e Engenharia do trabalho, especializado em Serviços de Medicina e Segurança do Trabalho está estabelecido há 37 anos e conta com reconhecimento de mercado pela qualidade de seus serviços, mantendo um portfólio de clientes com empresas de diversos segmentos, oferecendo um relacionamento pautado na transparência, ética, agilidade e profissionalismo.
Contamos com um quadro profissional altamente capacitado, o que nos permite fornecer soluções completas em Medicina e Segurança do Trabalho.
Nosso Departamento Comercial fornece um atendimento técnico desde o primeiro contato, dando ao cliente um diagnóstico inicial das necessidades da empresa, sempre com embasamento na Legislação do Ministério do Trabalho.
Contate-nos e verifique como realizar a adequação de sua empresa às Normativas do MTE.